Ensino Superior

Ufal oferta 4.015 vagas em 98 cursos através do Sisu

Interessados podem fazer a inscrição a partir desta sexta-feira; resultado será divulgado este mês
Por Tamara Albuquerque 17/01/2025 - 08:43
A- A+
Ana Luíza Ambrózio
Ufal oferta 4.015 vagas em 98 cursos através do Sisu
Ufal oferta 4.015 vagas em 98 cursos através do Sisu

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) disponibiliza este ano 4.015 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 98 cursos nos campi de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Rio largo e nas unidades educacionais. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 21 deste mês. Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio completo, ter participado da edição de 2024 do Enem e não ter zerado a redação.

Para a maioria dos cursos da Ufal, as aulas começam em 7 de julho e seguem até 28 de novembro. Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência, conforme o seu desempenho no Enem 2024. Em seguida, é prevista a reserva de vagas, segundo os critérios atualizados da Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos demandantes de política afirmativa para acesso ao ensino superior.

Para o curso de Medicina dos Campus A. C. Simões, em Maceió, a Ufal não poderá adotar o bônus de 3%. Todos os cursos dos campi Arapiraca e Sertão deixam de ter o bônus de 10% do Critério Regional. A Ufal terá de seguir as condições apresentadas pelo MEC. O bônus regional foi excluído devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional o critério geográfico. 

“A Ufal busca alternativas para reforçar a presença de alagoanos nos cursos da instituição”, informa Zeuxis Morais, diretor-adjunto do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Copeve/Ufal). 

Seguindo nova lei aprovada, a Ufal inclui a população quilombola como beneficiária de cotas. Antes, essa população era contemplada nas cotas para negros e negras. A edição de 2025 terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez.

O resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro, com matrículas ou registro acadêmico ocorrendo de 27 a 31 de janeiro. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita de 26 a 31 de janeiro.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato