Ensino Superior
Ufal oferta 4.015 vagas em 98 cursos através do Sisu
Interessados podem fazer a inscrição a partir desta sexta-feira; resultado será divulgado este mêsA Universidade Federal de Alagoas (Ufal) disponibiliza este ano 4.015 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 98 cursos nos campi de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Rio largo e nas unidades educacionais. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 21 deste mês. Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio completo, ter participado da edição de 2024 do Enem e não ter zerado a redação.
Para a maioria dos cursos da Ufal, as aulas começam em 7 de julho e seguem até 28 de novembro. Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência, conforme o seu desempenho no Enem 2024. Em seguida, é prevista a reserva de vagas, segundo os critérios atualizados da Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos demandantes de política afirmativa para acesso ao ensino superior.
Para o curso de Medicina dos Campus A. C. Simões, em Maceió, a Ufal não poderá adotar o bônus de 3%. Todos os cursos dos campi Arapiraca e Sertão deixam de ter o bônus de 10% do Critério Regional. A Ufal terá de seguir as condições apresentadas pelo MEC. O bônus regional foi excluído devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional o critério geográfico.
“A Ufal busca alternativas para reforçar a presença de alagoanos nos cursos da instituição”, informa Zeuxis Morais, diretor-adjunto do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Copeve/Ufal).
Seguindo nova lei aprovada, a Ufal inclui a população quilombola como beneficiária de cotas. Antes, essa população era contemplada nas cotas para negros e negras. A edição de 2025 terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez.
O resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro, com matrículas ou registro acadêmico ocorrendo de 27 a 31 de janeiro. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita de 26 a 31 de janeiro.