CRESCIMENTO
Em outubro do ano passado, Alagoas abriu 3.400 novas empresas
Total de empreendimentos no Brasil foi de 394.710 no períodoEm outubro de 2024, foram registrados no país 394.710 novos CNPJs, o que equivale, em média, a uma nova empresa a cada 5 segundos, conforme apontou o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse número representa um aumento de 16,5% em comparação ao mesmo período de 2023. Alagoas teve o oitavo pior número entre os estados brasileiros com quase 3.400 empresas criadas.
“O ambiente de negócios dinâmico e as políticas de apoio ao empreendedorismo têm estimulado a abertura de novas empresas. A aceleração da transformação digital também permite que muitos empreendedores iniciem suas atividades com menos necessidade de capital inicial e enfrentem barreiras de entrada reduzidas. No entanto, para manter a saúde financeira dos negócios, é essencial ter acesso a recursos adequados, orientação assertiva e infraestrutura sólida para sustentar o crescimento a longo prazo e evitar riscos de insolvência”, analisa a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
O Nordeste registrou 59.905 novas empresas, enquanto Centro-Oeste e Norte tiveram 34.835 e 18.188, respectivamente. No recorte estadual, São Paulo se destacou entre as Unidades Federativas (UFs), com a criação de 123.782 CNPJs, liderando a lista.