CORRENTEZA
Cágados são flagrados saindo do Riacho Salgadinho durante chuvas em Maceió
Instituto Biota de Conservação foi acionado pelo Ministério Público para realizar o resgateDiversos cágados foram vistos saindo do Riacho Salgadinho, no bairro do Poço, em Maceió, devido ao transbordamento causado pelas fortes chuvas na manhã desta quarta-feira, 5.
Os animais invadiram a Rua Deputado Humberto Mendes, onde foram filmados por moradores. Alguns apresentavam ferimentos visíveis, incluindo um com sangramento e casco quebrado.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os cágados caminhando sob carros e tentando escapar da correnteza. Em uma das gravações, um homem é visto jogando um dos animais de volta ao riacho.
Conforme o Instituto Biota de Conservação, uma população de cágados vive na região, havendo registros, pelo menos, desde 2021. A pedido do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL), uma equipe foi acionada para fazer o resgate dos animais, encaminhados para o CETAS IBAMA/IMA, no bairro do Farol.
A Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta, às 9h15 dessa quarta, informando sobre a possibilidade de deslizamento de terra devido ao volume de chuvas.
Além do aparecimento dos cágados, o transbordamento do riacho causou alagamentos na Avenida Deputado Humberto Mendes e em outras áreas, como o bairro da Cambona. A água invadiu vias e trouxe transtornos para os moradores da região.