LITERATURA

Editora Matriz estreia com lançamento de 25 livros

Empresa especializada em publicações de temática alagoana apresenta seus primeiros títulos
Por Assessoria 06/02/2025 - 10:07
A- A+
Assessoria
O mercado editorial de Alagoas acaba de ganhar um novo integrante, a Editora Matriz
O mercado editorial de Alagoas acaba de ganhar um novo integrante, a Editora Matriz

O mercado editorial de Alagoas acaba de ganhar um novo integrante, a Editora Matriz — uma empresa sediada em Maceió, especializada no desenvolvimento de publicações de temáticas alagoanas direcionadas para crianças e adolescentes. Para marcar sua estreia, a Editora Matriz está promovendo um grande lançamento de 25 livros, que reunirá 21 autores e nove ilustradores no Armazém Uzina, no próximo dia 18 de março, a partir das 18h30. O evento é gratuito e aberto ao público, mas para participar é necessário incluir o nome na lista virtual de convidados no seguinte endereço: www.editoramatriz.com.br.

À frente da empreitada está um trio de sócios que acumula anos de vivência no ramo dos livros: a publisher e jornalista Patrycia Monteiro Rizzotto, o executivo Henrique Ferrari e o designer gráfico Fernando Rizzotto. Há anos os três amigos alimentavam o sonho de investir em uma editora que desse vazão aos talentos da nossa terra e que contribuísse para a formação intelectual dos jovens leitores.

“Queremos despertar o prazer da leitura, além do sentimento de orgulho e pertencimento no nosso público-alvo. Sabemos que os desafios são grandes, pois as telas são atrativas e ocupam muito tempo livre do cotidiano da garotada, mas convocamos um time de peso para nos ajudar nessa nobre missão”, afirma a publisher Patrycia Monteiro Rizzotto, mencionando o alto nível de autores e ilustradores acionados pela Editora Matriz em seus primeiros projetos editoriais.

Em sua noite de estreia, a Editora Matriz lançará um livro infantojuvenil assinado pelo gestor cultural Marcos Sampaio, intitulado Um rio, suas histórias e outras histórias, e mais 24 livros infantis que fazem parte das coleções Caralâmpia e Caralâmpia Mirim. A primeira é direcionada às crianças de 6 a 10 anos; a segunda, às crianças de 4 e 5 anos.

“Nosso elenco de autores e ilustradores reflete a diversidade cultural alagoana. Temos dois clássicos infantis de autoria de Lêdo Ivo — A História da Tartaruga e O Rato da Sacristia —, além de veteranos que, pela primeira vez, estão publicando obras para crianças; são eles os imortais da Academia Alagoana de Letras Vera Romariz, com O Chicote Manuel, e Benedito Ramos, com O Grapiúna e a Mãe-d’Água. Além do poeta Fernando Fiúza, com Um Natal Diferente, e do multiartista Chico de Assis, com As Aventuras de Liminha e Zumbinho”, enumera Patrycia.

“Como sabemos que as crianças e os adolescentes convivem com um padrão visual bem elevado, encontrado nos games e nas animações contemporâneos, convidamos alguns dos melhores ilustradores do estado para a missão de encantar os jovens leitores com seus traços artísticos”, ressalta o diretor de arte Fernando Rizzotto, referindo-se à equipe formada por Bruno Clériston, Chris K., Cristiano Suarez, Daniel Aubert, Dante Martins, Gabriel Oliveira, Heway Verçosa, Mário Alencar e Pedro Lucena.

Segundo Henrique Ferrari, diretor comercial da Editora Matriz, a meta era reunir nas coleções infantis um grupo de artistas formado por nomes consagrados e reconhecidos e também por escritores e ilustradores estreantes que estão sendo publicados pela primeira vez. “Pretendemos dar oportunidade para os profissionais criativos de Alagoas”, ressalta.

O evento literário terá sessão de autógrafos com os autores e ilustradores. Na ala feminina, estarão presentes as professoras e historiadoras Ana Claudia Aymoré (Farol do mar, farol da terra) e Luana Teixeira (A minhoca Xinoca e a preguiça gigante); as jornalistas Maryana Damasceno (Guejo, o caranguejo e O Sertão iluminado), Natália Agra (O pequeno guerreiro) e Patrycia Monteiro Rizzotto (Pauxi, o mutum tímido e Salve os bichinhos da Mata Atlântica); a produtora cultural Carol Almeida (A lenda da mulher da capa preta); as educadoras Lílian Ferrari (A cobra Zizi e o sapo Lelé e Nuvens dos sonhos), Fernanda Lima (O coração perdido de Bia) e Luciene Albuquerque (O menino que tinha medo de trovão). Na ala masculina, haverá os multiartistas Guilherme de Miranda Ramos (A menina e as pipas de papel) e Nivaldo Vasconcelos (Fulozinha e a Encantada); o cordelista Cícero Manoel (O menino Jorge na Serra da Barriga); o cantor e compositor Janu (Ebe e o véu do chapéu); o advogado e escritor João Victor Regis (Bumbá, o boizinho que adorava dançar) e o arquiteto e escritor Tiago Amaral (Filha da Lagoa).

“Será uma noite mágica, repleta de boa música para celebrar o que há de melhor em Alagoas: sua arte, suas tradições e o seu povo”, afirma Patrycia Monteiro Rizzotto, reforçando que, na noite de estreia, todos os títulos da Editora Matriz poderão ser adquiridos com descontos especiais.

SERVIÇO

O quê: Estreia da Editora Matriz

Onde: Armazém Uzina — Endereço: Avenida Industrial Cícero Toledo, 333, Jaraguá. Maceió.

Quando: 18 de março, a partir das 18h30.

Como: gratuito e aberto ao público. Para participar é indispensável a inclusão do nome na lista virtual de convidados: www.editoramatriz.com.br

Mais informações: Patrycia Monteiro Rizzotto – (82) 9.8731.7017

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato