saúde

Defensoria e Hospital de Emergência do Agreste debatem sobre superlotação

Durante o encontro,ficou definida a realização de uma audiência pública no dia 25 deste mês
Por Assessoria 12/02/2025 - 11:17
A- A+
Assessoria
Na oportunidade, as instituições trataram, ainda, de demandas administrativas
Na oportunidade, as instituições trataram, ainda, de demandas administrativas

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) se reuniu com gestores do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) para discutir medidas que reduzam a superlotação da unidade.

Durante o encontro, ocorrido na semana passada, ficou definida a realização de uma audiência pública no dia 25 deste mês, com a participação de órgãos das áreas de trânsito, educação e saúde. A audiência pretende debater medidas para reduzir os acidentes de trânsito, principal fator que tem levado ao aumento da demanda no hospital.

A reunião contou com a presença da Defensora Pública Bruna Cavalcante, da Diretora-Geral do HEA, Bárbara Albuquerque, e do Diretor administrativo, Paulo Pereira. Além da questão da superlotação, também foi debatida a intensificação do trabalho de captação para doação e transplante órgãos.

Conforme os gestores do HEA, apesar dos esforços adotados no último ano, as recusas das famílias ainda representam um grande desafio. Para ampliar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, a Defensoria Pública se comprometeu a desenvolver campanhas educativas em parceria com o HEA e a Central de Transplantes de Alagoas. As instituições pretendem promover palestras para escolas e faculdades, buscando desmistificar o tema e incentivar a adesão da população.

Na oportunidade, as instituições trataram, ainda, de demandas administrativas relacionadas aos serviços ofertados pelo hospital, incluindo casos de pacientes internados na unidade. A Defensoria aguarda o envio de um relatório da direção do HEA para avaliar possíveis medidas judiciais em favor desses pacientes.


Encontrou algum erro? Entre em contato