Cidadania

Carteira de Identidade em domicílio: quem pode usar o serviço em Alagoas?

Agendamento e primeira via são gratuitos; documento fica pronto em 7 dias úteis
Por Ascom Polícia Científica 12/02/2025 - 14:30
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Polícia Científica/Ascom
Equipe itinerante faz procedimentos para emissão do documento na residência de cidadão
Equipe itinerante faz procedimentos para emissão do documento na residência de cidadão

Buscando melhorar a qualidade do atendimento para pessoas com dificuldades de locomoção, o Instituto de Identificação de Alagoas disponibiliza o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em domicílio. A proposta da ação é proporcionar acessibilidade e inclusão para quem precisa, garantido que a cidadania da população seja exercida sem dificuldades.

Para solicitar o serviço, um responsável legal deverá comparecer a sede do órgão que fica na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, e fazer o agendamento para o atendimento domiciliar. No dia marcado, uma equipe itinerante vai até a casa do cidadão realiza todo o procedimento para emissão do principal documento de identificação do brasileiro.

O público alvo é composto por idosos, pessoas acamadas, internadas, com deficiência e pouca mobilidade. Já a solicitação pode ser realizada por parentes próximos (filhos, pais e avós), cônjuges ou um representante legal.

O superintendente do Instituto de identificação, Antônio Ferreira, explica o processo de solicitação do documento que pode ser realizado por pessoas de qualquer município alagoano. Ele ainda explicou que a primeira via da Carteira de Identidade é totalmente gratuita, sendo cobrada uma taxa no valor R$ 36,06 a partir da segunda via do documento.

“A equipe itinerante comparecerá no endereço cadastrado no dia e horário combinado, podendo ser na capital ou em outro município; basta comparecer ao Instituto de Identificação e conferir a disponibilidade durante o agendamento. Na residência, as digitais serão colhidas e os dados do cidadão serão digitalizados e processados”, afirmou Antônio.

Durante o atendimento, o responsável deve portar duas fotos 3x4, a identidade antiga, comprovante de residência, CPF, laudo médico, certidão de nascimento, casamento ou divórcio com averbação. Ferreira também afirma que, devido à mobilidade reduzida do público alvo, a documentação é tratada com prioridade e o prazo de entrega é reduzido para sete dias úteis.


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