interior
Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice de Piaçabuçu por abuso de poder
Rymes Lessa e Carlos Ronalsa perdem mandatos e ficam inelegíveis por oito anos
A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos do prefeito de Piaçabuçu, Rymes Lessa (MDB), e do vice-prefeito Carlos Ronalsa (PSD), eleitos em 2024. A decisão, proferida pelo juiz da 13ª Zona Eleitoral de Penedo, foi baseada no abuso de poder político, no uso indevido da estrutura administrativa e na ausência de critérios objetivos para um programa assistencial.
Candidatos inelegíveis
Além da perda dos mandatos, ambos foram declarados inelegíveis por oito anos e multados em R$ 20 mil cada. A ação que resultou na cassação foi movida pela oposição, liderada por Antonino Cardozo de Carvalho e pela coligação “Governando com o Povo” (PDT/PSB).
Vai recorrer
A defesa de Rymes Lessa considera a decisão contra ele uma perseguição política e argumenta que a ação é frágil. O prefeito afirmou que a oposição moveu a ação para prejudicar sua gestão, destacando que a decisão pode ser recorrida e não terá efeito imediato. Além disso, questionou a ordem para posse do segundo colocado nas eleições, alegando que ela contraria mudanças no Código Eleitoral de 2015.
Confira mais notas sobre a política de Alagoas na coluna ABC do Interior, do jornalista Roberto Baía, no EXTRA, nas bancas!