Assessoria
Na capacitação, quatro palestras foram ministradas
Agentes comunitários de Saúde, endemias e de vigilância sanitária de Traipu participaram, nesta terça-feira (22), de uma capacitação promovida pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) em parceria com a Prefeitura do município, por meio da Secretária Municipal de Saúde.
Na capacitação, quatro palestras foram ministradas: agrotóxicos, zoonoses e notificações suspeitas de doenças em animais pelo sistema e-Sisbravet (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias).
Para falar sobre agrotóxicos, a capacitação contou com uma palestra da engenheira agrônoma e responsável pelo Programa Estadual de Educação Sanitária da Adeal, Fátima Figueiredo.
A médica veterinária Luciane Dias e o também veterinário e assessor técnico da Adeal em Traipu, Bruno Emmanoel, ministraram palestras sobre zoonoses, e abordaram várias doenças que podem acometer os animais.
E a médica veterinária e responsável pelo setor de epidemiologia da Adeal, Maria José Santa Rita Lacerda, que abordou a importância das notificações suspeitas de doenças em animais pelo Sistema e-Sisbravet, direcionado ao planejamento e gerenciamento da prevenção, detecção e pronta reação às ocorrências zoossanitárias de interesse pecuário nacional.
Cerca de 70 agentes participaram da capacitação e lotaram o auditório da Casa da Cultura. Todos os participantes receberão certificado. O intuito de treinamento foi instrui-los para trabalhar as temáticas abordadas junto à população, principalmente com os moradores da zona rural do município.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.