FISCALIZAÇÃO
Pescadores interditam entrada do Porto de Maceió contra apreensões do Ibama
Categoria reclama que órgão ambiental faz perseguição e prejudica atividades
A entrada do Porto de Maceió foi interditada nesta quinta-feira,24, numa manifestação promovida por pescadores e proprietários de embarcações. O motivo foi a apreensão de barcos e mercadorias por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Pescadores denunciaram que ao menos cinco embarcações foram recolhidas pelo Ibama nas últimas semanas sob alegação da prática da pesca de arrasto, com uso de redes. Segundo os manifestantes, as apreensões de mercadorias ocorreram mesmo quando ficou provado que a pesca realizada usava técnicas permitidas em alto-mar. Eles denunciam perseguição por parte do órgão ambiental.
Outra queixa dos manifestantes é a exigência dos fiscais do Ibama pela apresentação de licenças de pescas que não foram dadas aos pescadores, mesmo depois de uma reunião realizada entre as partes.
na entrada do Porto de Maceió foi realizada pouco antes da chegada de um cruzeiro com milhares de turistas. O Ibama ainda não se pronunciou sobre as denúncias da categoria.