EMPREENDEDORISMO
Junta Comercial completa 132 anos com mais de 580 mil empresas registradas
Todos os serviços oferecidos pela Juceal são disponibilizados pelo portal Facilita Alagoas
Há 132 anos, o governador Gabino de Araújo Besouro assinava a lei estadual de nº 28. Era criada, então, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), entidade de registro empresarial e agente de fomento para o empreendedorismo no estado.
O primeiro registro foi o da Companhia S. Bento, que permanece ativa. Hoje, a Juceal contabiliza 582.869 empresas registradas. Entre elas, há 279.730 microempreendedores individuais (MEIs), 166.350 microempresas (MEs), 24.004 empresas de pequeno porte (EPPs) e 112.785 negócios sem porte definido.
Desde 2016, o acervo da Juceal é totalmente digital. Documentos e certidões podem ser acessados pelo Portal Facilita Alagoas, que concentra todos os serviços da Junta, como abertura de empresas, emissão de certidões e licenciamento.
Em 2023, a digitalização foi concluída com a inclusão do serviço de indicação de estabelecimento de matriz. Todos os processos da Juceal agora ocorrem de forma online.
O presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, afirma que a entidade segue ampliando os serviços voltados ao registro e licenciamento empresarial.