Alagoas

Governo inicia quarta etapa de combate a perdas de água na Bacia Leiteira

Abastecimento será temporariamente interrompido em 14 municípios durante parada programada
Por Ascom Segov 07/07/2025 - 15:58
A- A+
Ascom Segov
Obras da nova etapa do programa Mais Água Alagoas vão interromper fornecimento de água para municípios
Obras da nova etapa do programa Mais Água Alagoas vão interromper fornecimento de água para municípios

O Governo de Alagoas iniciou, esta semana, à quarta fase da operação no Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, em parceria com as concessionárias Conasa Águas do Sertão e Casal. A nova etapa do programa Mais Água Alagoas começou nesta segunda-feira (7) e segue até amanhã.

Durante 24 horas consecutivas — das 7h do dia 7 até as 7h do dia 8 de julho — haverá uma interrupção programada no fornecimento de água para viabilizar melhorias estratégicas na infraestrutura que conduz o recurso hídrico da captação em Pão de Açúcar até o reservatório pulmão, localizado em Olho d’Água das Flores.

Ao todo, 14 municípios atendidos pela Conasa por meio deste sistema terão o abastecimento suspenso temporariamente: Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Pão de Açúcar.

Após a conclusão dos serviços, a distribuição será retomada e, ao longo das 48 horas seguintes, a pressão da água será restabelecida gradualmente até alcançar todas as localidades afetadas.

Esta quarta fase mobiliza 12 frentes simultâneas de trabalho, com mais de 65 profissionais atuando diretamente ou em funções de apoio. O investimento adicional é de R$ 590 mil, com a expectativa de recuperar mensalmente mais de 85 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para abastecer cerca de 19 mil pessoas por mês.

Simultaneamente, a Casal realiza manutenções preventivas nas bombas de captação em Pão de Açúcar, além de serviços eletromecânicos nas Elevatórias 01 e 02, otimizando o desempenho do sistema de bombeamento. “Estamos atuando em sinergia com a Casal, aproveitando a parada programada anunciada pela companhia para ampliar os benefícios desta intervenção”, destaca o diretor da Conasa Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto. “Apesar dos transtornos momentâneos, a população em breve contará com ganhos duradouros: mais água disponível e maior confiabilidade no fornecimento”, acrescenta.


Encontrou algum erro? Entre em contato