MARTELO BATIDO
Lula decide indicar Marluce Caldas, tia de JHC, ao STJ, diz site
Nome teria sido escolhido após meses de indefinição e pedidos de Arthur Lira
O presidente Lula teria batido o martelo e escolhido a procuradora Marluce Caldas para a vaga do Ministério Público no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação foi divulgada nesta terça-feira, 8, pelo jornalista Igor Gadelha, do site Metrópoles.
Marluce é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL). A indicação será formalizada nos próximos dias, segundo fontes do Palácio do Planalto. Ela concorria com Carlos Frederico Santos e Sammy Lopes na lista tríplice do Ministério Público.
Em outra escolha para o STJ, Lula indicou, no dia 27 de maio, o desembargador Carlos Brandão. Ele foi escolhido a partir da lista tríplice formada por representantes da magistratura e ocupará outra vaga na Corte.
O ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) havia pedido tempo ao governo para tratar de sua articulação política em Alagoas. A solicitação ocorreu antes da definição do nome para a segunda vaga no STJ.
Lira pretende disputar o Senado em 2026. A candidatura pode ser impactada por eventual aliança entre JHC e o senador Renan Calheiros (MDB), adversário político de Lira no estado de Alagoas.
Aliados de JHC afirmam que, em troca da indicação de Marluce Caldas, o prefeito pode apoiar Lula em Alagoas nas eleições de 2026. O movimento envolveria, inclusive, a possibilidade de mudança partidária.