Centro Cirúrgico

Hospital da Ufal vai dobrar número de videocirurgias com novos equipamentos

Torres de videocirurgia representam investimento de R$2,1 milhões e já estão em uso na unidade
Por Ascom HU 09/07/2025 - 16:16
A- A+
Ascom HU
Equipamentos vão ampliar capacidade de cirurgia por vídeo no HU da Ufal
Equipamentos vão ampliar capacidade de cirurgia por vídeo no HU da Ufal

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas adquiriu três modernas torres de videocirurgia. Os novos equipamentos duplicarão a capacidade cirúrgica, geral e especializada, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

As novas torres, modelo UX5, já estão em pleno funcionamento no Centro Cirúrgico do hospital e receberam um investimento de R$ 2,1 milhões, provenientes de recursos da Ebserh. Os novos equipamentos permitem a visualização do interior do corpo do paciente durante procedimentos minimamente invasivos, como nas cirurgias laparoscópicas. Esse tipo de cirurgia dispensa grandes cortes, sendo realizada por meio de pequenas incisões na pele, o que proporciona uma recuperação mais rápida, um menor tempo de internação e menos dor para os pacientes atendidos.

Além de ampliar os procedimentos cirúrgicos, as novas torres reforçam a segurança do paciente e contribuem para a redução dos riscos no período pós-operatório. Para a gerente de Atenção à Saúde, Elisangela Sousa, os novos aparelhos terão impacto direto no aumento da produção hospitalar e na redução das filas de espera por procedimentos cirúrgicos. “Esse é um ganho crucial que reafirma o papel do HU como centro de referência para procedimentos de média e alta complexidade no estado”, destacou.

A última aquisição de equipamentos do tipo havia ocorrido em 2011, por isso, a chegada das novas torres reforça o avanço na qualidade da assistência, no ensino e na pesquisa. “Esses equipamentos representam o que há de mais recente em videocirurgia no mundo, com tecnologia de ponta e recursos como gravação em qualidade 4K, que contribuirão para o aprimoramento da formação de residentes e estudantes”, explicou o chefe do Setor de Engenharia Clínica, Antônio Correia.

Para o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), Daniel Araújo, o HU demonstra alta eficiência na execução dos recursos públicos, graças às atividades de planejamento, que possibilitaram a rápida fluidez nos processos licitatórios. Ele destacou também a importância de ações proativas para evitar a redução da capacidade operacional do hospital, decorrente da obsolescência de equipamentos, o que resulta em maior incidência de quebras.

O superintendente do HU, Célio Rodrigues, afirmou que os investimentos continuarão sendo prioridade no hospital. “Estamos continuamente buscando recursos para a modernização do parque tecnológico, bem como para as demais obras estruturantes do prédio. Em outubro, o HU vai comemorar 52 anos de serviços prestados à sociedade. Em 2024, 233 mil procedimentos foram realizados em Alagoas. Somos o único hospital de Alagoas a receber da Anvisa o certificado de conformidade de 100% de segurança por quatros anos consecutivos”, ressaltou.


Encontrou algum erro? Entre em contato