Pesquisa

Maioria dos brasileiros reprova atuação do Congresso Nacional

Levantamento mostra percepção de corrupção em emendas e forte oposição à ampliação de deputados
Por Redação 22/07/2025 - 13:47
A- A+
Divulgação
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta

Mais da metade dos brasileiros desaprova o desempenho do Congresso Nacional. É o que mostra a nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (21). Segundo o levantamento, 51% reprovam a atuação dos parlamentares, enquanto 42% aprovam. Outros 7% não souberam ou não quiseram responder. 

Os dados revelam um Legislativo em baixa com parte expressiva da população, especialmente entre os mais escolarizados e os eleitores de direita. Já a aprovação se concentra entre os brasileiros com menor escolaridade, sobretudo aqueles que cursaram até o ensino fundamental.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. 

A pesquisa mostra que 72% dos entrevistados desconhecem que deputados e senadores têm R$ 50 bilhões em emendas parlamentares à disposição. A verba pode ser indicada pelos parlamentares para obras e projetos em suas bases eleitorais. Segundo o levantamento, 27% da população afirma saber da existência desse valor destinado ao Legislativo.

O levantamento também revela ampla percepção de corrupção nas emendas parlamentares e forte oposição ao aumento do número de deputados federais. Para 82% dos entrevistados, os recursos [emendas] são alvo de corrupção e não chegam ao destino final. Apenas 9% acreditam que os repasses chegam às cidades previstas, e outros 9% não responderam.

Religião

A rejeição também cresce entre os evangélicos: 42% aprovam, enquanto 49% desaprovam. Entre os católicos, por outro lado, o apoio ao Congresso é mais alto: 45% dizem aprovar o trabalho dos parlamentares.

Escolaridade

O levantamento também aponta uma relação inversa entre nível de escolaridade e apoio ao Congresso: quanto maior a formação educacional, maior a taxa de insatisfação. Pessoas com Ensino Superior demonstram os maiores índices de reprovação, enquanto o apoio é mais frequente entre quem tem até o ensino fundamental.

Entre os brasileiros que cursaram só até o Ensino Fundamental, 45% estão satisfeitos com a atuação do Congresso, frente a 43% insatisfeitos. Já entre aqueles com Ensino Médio completo, a desaprovação do Legislativo chega a 51%. A rejeição atinge 59% dos entrevistados com nível superior completo.

Posicionamento político

O recorte político reforça a polarização. Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 61% aprovam, enquanto apenas 34% desaprovam o Congresso. Já entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), o índice de reprovação chega a 60%, contra 35% de aprovação.

Regionalmente, o apoio ao Legislativo é maior no Nordeste, onde tradicionalmente o lulismo tem força. No Sudeste, região mais populosa do país, predomina a desaprovação.

Entre os nordestinos, o trabalho do Congresso Nacional é aprovado por 46% e desaprovado por 50%. No Centro-oeste e no Norte, a diferença é parecida: 44% estão satisfeitos, frente a 47% insatisfeitos. A diferença aumenta no Sudeste, onde 54% dos entrevistados não aprovam o trabalho do Legislativo.


Encontrou algum erro? Entre em contato