A partir de quinta-feira, 1, todos os procedimentos ligados a CACs (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores) em Alagoas passarão a ser realizados pela Polícia Federal. A mudança foi explicada em coletiva na manhã desta quinta-feira, 24, na sede da PF em Maceió.
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
O delegado Roberto Cury afirmou que “vai ser feito um processo de recadastramento e renovação dos certificados de registros, tudo obedecendo ao cronograma nacional. E nosso atendimento presencial sempre que necessário vai ser prestado no Maceió Shopping”.
Ainda segundo o delegado, cerca de nove mil CACs em Alagoas serão atingidos pela mudança. A emissão do CR (Certificado de Registro) para pessoas físicas ou jurídicas será feita seguindo normas específicas, com validade de três anos. Além do CR, caberá à PF a emissão do certificado de armas e da Guia de Tráfego Especial (GTE).
Quem precisar devolver arma de fogo deverá comparecer presencialmente à sede da PF. O atendimento para CACs será feito exclusivamente na capital. O Exército continuará responsável por registrar entidades de tiro, caça excepcional e museus.
As vistorias nesses locais passam a ser conduzidas pela Polícia Federal. Para obter ou renovar o CR, os interessados devem apresentar documentos como laudo de aptidão psicológica, antecedentes criminais, ocupação lícita e comprovação de residência.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.