Ascom Correios
Aposentados podem aderir ao acordo em qualquer agência dos Correios
Os primeiros ressarcimentos de valores debitados indevidamente das contas de aposentados e pensionistas do INSS começaram a ser pagos nessa quinta-feira, 24. Os segurados podem aderir ao acordo em mais de 5 mil agências dos Correios, que continuarão oferecendo o serviço até novembro. Desde o início da ação, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados nas agências da empresa.
Com o início da fase de adesão ao ressarcimento, os Correios estão adaptando o atendimento para absorver o aumento no fluxo de pessoas, sobretudo nas unidades de maior demanda. Somente na segunda-feira (21), quando foram anunciados os lotes de pagamento pelo governo federal, foram registrados mais de 150 mil atendimentos - um volume acima da média, desde o início da ação.
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Nas principais unidades, a empresa disponibilizou guichês exclusivos e senhas específicas para o atendimento de aposentados. A estatal continuará atuando nos próximos meses para garantir um atendimento ágil, especialmente para quem necessita de contato presencial. Em Alagoas, 95 agências na capital e no interior estão aptas para oferecer o serviço, de forma gratuita e personalizada. Até a primeira quinzena de julho, foram registrados no estado mais de 63 mil atendimentos.
Os Correios seguem oferecendo, até novembro, os seguintes serviços:
* Consulta sobre descontos no benefício; * Contestação de descontos não autorizados; * Confirmação de descontos autorizados; * Após 15 dias úteis, validação ou contestação da Resposta da Entidade Associativa; * Adesão ao acordo de ressarcimento.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o segurado não possa comparecer, é possível nomear um representante legal devidamente identificado ou um procurador com procuração válida.
Em parceria com o INSS, os Correios iniciaram o atendimento aos beneficiários em 30 de maio. O serviço foi idealizado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais. A iniciativa ampliou significativamente o número de beneficiários atendidos, especialmente em regiões onde o INSS não possui unidades próprias.
Cuidado com golpes - Nenhum servidor do INSS ou funcionário dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa para oferecer este serviço. O atendimento é realizado exclusivamente pelos seguintes canais:
Aplicativo Meu INSS; Central 135; ou Agências dos Correios.
Em caso de dúvida, os aposentados e pensionistas devem sempre buscar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.
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