MEIO AMBIENTE

Mais um pinguim é encontrado morto em praias alagoanas

Animal apareceu nesta quinta-feira, 7, na praia do Xaréu, em Maragogi
Por Redação 07/08/2025 - 16:22
A- A+
Reprodução/ Redes Sociais
Pinguim morto em Maragogi
Pinguim morto em Maragogi

Um pinguim foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 7, na praia do Xaréu, em Maragogi, litoral norte de Alagoas. O animal foi avistado por uma banhista, que divulgou imagens nas redes sociais. Segundo ela, o pinguim já estava sem vida.

Este é o terceiro caso de aparição recente de pinguins no estado. Um animal foi resgatado com vida na Praia do Gunga, em Roteiro, e outro foi encontrado morto na praia de Riacho Doce, em Maceió.

De acordo com o Instituto Biota, a presença de pinguins em Alagoas ocorre durante o inverno, quando alguns se perdem do grupo durante a migração. Muitos chegam debilitados, com sinais de desnutrição e hipotermia, o que pode levar à morte.

A aparição de pinguins no litoral nordestino está ligada ao processo natural de migração durante o inverno. De acordo com o Instituto Biota, esses animais costumam se deslocar para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, mas alguns, como o pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), podem chegar ao Nordeste após se afastarem do grupo. Muitos chegam debilitados, desnutridos e com sinais de hipotermia.

O Instituto Biota também destaca que o país enfrenta atualmente um estado de emergência por causa da influenza aviária de alta patogenicidade — uma doença viral e altamente contagiosa entre aves silvestres e domésticas. Por esse motivo, a recomendação é que a população não toque nem tente recolher animais encontrados encalhados na praia.


Encontrou algum erro? Entre em contato