PESQUISA
Salário termina antes do fim do mês para 54% dos brasileiros
Pesquisa mostra que 49% dos entrevistados, utilizam fontes de renda extra para fechar as contas
A velha constatação de que o salário termina antes do mês acabar continua sendo realidade para a maioria dos brasileiros. Neste ano, 54% dos trabalhadores com carteira assinada ou que atuam como Pessoa Jurídica (PJ) não conseguem chegar até o fim do mês com o salário, segundo pesquisa sobre saúde financeira e bem-estar do trabalhador, realizada pela SalaryFits, empresa da Serasa Experian. As informações são do site Terra.
O índice é o menor desde o início da série histórica, em 2018. Em 2024, 62% dos trabalhadores relatavam não conseguir arcar com todas as despesas até o fim do mês, uma diferença de oito pontos porcentuais em relação a 2025. Apesar da melhora, o CEO da SalaryFits, Délber Lage, afirma que a fatia de brasileiros que não consegue equilibrar as contas ainda é alta.
Para complementar a renda, 49% dos entrevistados disseram recorrer a outras fontes de dinheiro, como trabalhos extras, ajuda de familiares ou linhas de crédito. Entre as alternativas mais citadas estão cartão de crédito (23%), cheque especial (12%), empréstimos pessoais e adiantamento salarial (3%). Há ainda os que atuam como freelancer (8%), caso de Santos, que passou a tocar como DJ nos fins de semana e tira até R$ 1,4 mil a mais por mês.
Segundo Lage, a dificuldade em fechar o mês aumenta o risco de inadimplência, especialmente entre os mais vulneráveis. Como saída, ele defende a ampliação da educação financeira e a oferta de produtos de crédito mais adequados. "É preciso buscar soluções de curto prazo para aliviar a dor momentânea, além de melhorar o poder de compra do brasileiro", afirma.
Santos, por exemplo, chegou a ficar inadimplente no passado e precisou renegociar uma dívida de cerca de R$ 2 mil, contraída após compras de vestuário. Hoje, mesmo com aperto no orçamento, ele avalia que sua situação está mais controlada e busca mudar de emprego para aumentar a renda, ao mesmo tempo em que procura se disciplinar financeiramente para evitar novos problemas.