perda
Morre aos 97 anos Moacir Teófilo, fundador do Colégio Bom Conselho
Educador teve trajetória marcada pela atuação em instituições educacionais
O educador José Moacir Teófilo morreu neste domingo, 31 de agosto de 2025, aos 97 anos. Fundador do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, ele era pai do ex-prefeito Rogério Teófilo, falecido em 2020, e teve trajetória marcada pela atuação em instituições educacionais e sociais do agreste alagoano.
Natural da Fazenda Brejo, em Limoeiro de Anadia, Moacir iniciou cedo sua formação jurídica e pedagógica. Em 1950, inaugurou o Colégio Bom Conselho, que se consolidou como centro de formação no interior de Alagoas.
Participou da criação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Uneal, e implantou, em parceria com o Cesmac, cursos de Direito e Análise de Sistemas no Bom Conselho.
No serviço público, foi secretário de Educação de Alagoas nos governos de Theobaldo Barbosa e José Tavares. Também atuou como conselheiro da OAB Alagoas por 12 anos, conciliando advocacia e magistério.
Na vida comunitária, foi um dos fundadores da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club da cidade. Presidiu ainda a Agremiação Sportiva Arapiraquense na década de 1980.
Entre as homenagens recebidas estão mais de 20 premiações, como o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido pela Câmara dos Deputados em 2013. Foi agraciado também com títulos de Cidadão de Arapiraca, Honra ao Mérito e reconhecimentos da OAB.
Filho de Antônio Teófilo da Silva e Maria Noêmia Madeiro, cresceu na zona rural de Limoeiro de Anadia. Estudou em Maceió, onde concluiu o ensino médio no Colégio Guido e formou-se em Direito antes de dedicar-se à educação.
Casado com Maria Tereza Auto Teófilo, já falecida, e depois com Luiza Ventura Teófilo, teve quatro filhos: Rogério, Ricardo, Rui e Raniere Teófilo.