SAÚDE
IMA divulga análises de balneabilidade em praias e lagunas de Alagoas
Relatórios apontam qualidade da água para banho e segurança da população
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) divulgou novos relatórios de balneabilidade das praias e lagunas do estado. Ao todo, 76 pontos são monitorados nos litorais norte, sul e em Maceió, em análises que verificam se a água está própria para banho.
O serviço é realizado pelo Laboratório de Estudos Ambientais do órgão, que também faz análises de potabilidade das águas superficiais e subterrâneas. O setor de microbiologia investiga a presença de coliformes fecais, enquanto o de físico-química avalia aspectos como transparência e turbidez.
“Além das análises que já fazemos com regularidade por conta da balneabilidade das praias e lagunas e da potabilidade, também realizamos serviços externos via solicitação, que podem ser feitas através do site do IMA e são direcionadas para o nosso laboratório”, explicou o biólogo e gerente do laboratório, Paulo Lira.
Entre os serviços extras estão análises de poços, empreendimentos de carcinicultura e piscicultura. O laboratório também atua em casos de denúncias feitas pela população, auxiliando a Gerência de Monitoramento e Fiscalização do IMA.
Qualquer pessoa pode solicitar uma análise pelo portal IMA+ ou registrar denúncias de forma anônima no aplicativo IMA Denuncie, informando o tipo de ocorrência, localização e imagens.
“Os serviços do laboratório servem para garantir para a sociedade que essa água que está sendo consumida, ou os cursos de rio, lagunas e o mar, estejam adequados para que a população consiga aproveitar de maneira satisfatória. Além disso, também ajuda a embasar os processos que são necessários para a nossa fiscalização”, afirmou Paulo Lira.
Os relatórios de balneabilidade podem ser consultados no site do IMA e no aplicativo Nossa Praia.