POLÍTICA
Partido de Alfredo Gaspar prepara rompimento com governo Lula
Executiva Nacional anunciou revisão de cargos federais nos estados
O União Brasil, que em Alagoas tem o deputado federal Alfredo Gaspar como principal representante, deve anunciar na próxima semana a saída da base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Executiva Nacional comunicou que fará uma revisão nos cargos federais ocupados pela legenda nos estados.
Segundo apuração da CNN, a orientação é que até segunda-feira, 22, os integrantes sejam informados sobre a decisão e coloquem os cargos à disposição.
Desde a federação partidária com o PP, presidido por Arthur Lira, o União Brasil tem sinalizado a intenção de romper com o governo e de apoiar o projeto de anistia aos investigados pelos atos de 8 de janeiro.
A decisão ocorre após dirigentes da legenda relatarem perseguição política contra o presidente do partido, Antonio Rueda. De acordo com integrantes da cúpula, a ofensiva teria sido motivada por declaração de Lula em reunião ministerial na qual disse não gostar de Rueda.
A saída do União Brasil da base não altera a posição de Alfredo Gaspar, que já atua na oposição ao governo federal desde o início do mandato.