saúde
Reumatologistas promovem ação educativa na orla sobre prevenção de doenças
Atividade acontece no dia 28, com caminhada, stand informativo e aulão de dança
As doenças reumáticas estão entre as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Para chamar a atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a Sociedade Alagoana de Reumatologia (SAR) promove no próximo dia 28 de setembro, a partir das 8h, uma ação educativa na orla da Ponta Verde, em Maceió.
A programação inclui um stand montado nas imediações do restaurante Anamá, no canteiro central, que funcionará até as 14h. No local, especialistas vão esclarecer dúvidas da população sobre sintomas, tratamentos e cuidados necessários para manter a qualidade de vida de quem convive com doenças reumáticas. Também haverá distribuição de cartilhas informativas.
Paralelamente, será realizada uma caminhada de conscientização e, ainda, um aulão de dança ao ar livre, como forma de incentivar a prática regular de atividades físicas. “O corpo não apresenta bom desempenho quando fica muito tempo em repouso. Movimentar mãos, pés, pernas, tronco e pescoço é essencial para fortalecer a musculatura e preservar a mobilidade das articulações”, destacou a presidente da SAR, Maria do Carmo dos Santos.
A médica reforçou que, mesmo em casos de doenças de origem genética, é possível minimizar sintomas e sequelas, mantendo qualidade de vida. A coordenadora da ação, Aparecida Madeiro, acrescenta que todos os reumatologistas alagoanos estão convidados a se engajar no evento: “É só chegar, orientar e contribuir com essa iniciativa de esclarecimento e incentivo à prevenção”.
O evento integra o calendário nacional da Sociedade Brasileira de Reumatologia, que promove atividades semelhantes em todo o país na mesma data.