SEGURANÇA PÚBLICA

Vinte e dois municípios de Alagoas estão há mais de 200 dias sem homicídios

Paulo Jacinto lidera ranking, com mais de três anos sem mortes violentas
Por Larissa Cristovão - Estagiaria sob supervisão 29/09/2025 - 19:55
A- A+
SSP AL
Vinte e dois municipios estão há mais de 200 dias sem homicídios
Vinte e dois municipios estão há mais de 200 dias sem homicídios

Um levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) aponta que 22 municípios do estado não registram homicídios há mais de 200 dias. O destaque é para Paulo Jacinto, que está há 1.152 dias — o equivalente há três anos, um mês e 27 dias — sem mortes violentas.

Na sequência aparecem Jacaré dos Homens, com dois anos e sete meses, e Pariconha, com dois anos, dois meses e 29 dias sem crimes dessa natureza. Outros municípios como Mar Vermelho e Pindoba também figuram na lista, ambos sob a jurisdição da 9ª Região da Polícia Civil.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, a redução da violência tem sido resultado de ações integradas entre diferentes esferas de governo e de investimentos em estrutura.

“Temos a gestão que mais investe em Segurança Pública de todos os tempos. O trabalho integrado, aliado ao empenho das forças policiais e ao apoio da população pelo Disque-Denúncia, tem garantido mais tranquilidade em várias regiões do estado”, afirmou.

Em Paulo Jacinto, cidade com 6,5 mil habitantes, equipes do 10º Batalhão da Polícia Militar realizam policiamento diário. O subcomandante da unidade, capitão Samuel de Jesus, destaca o reforço no videomonitoramento e a atuação das modalidades tático urbano e tático rural como fatores que contribuíram para a redução dos homicídios.

A Polícia Civil também atribui os números positivos ao trabalho investigativo. O delegado Thiago Bindi, responsável pela Unidade de Homicídios da 9ª Região, disse que a intensificação das ações tem resultado na prisão de criminosos e apreensão de adolescentes envolvidos em delitos.

“Conseguimos esse feito em cidades consideradas tranquilas, mas nosso objetivo é expandir para toda a região. Só nos últimos dias, realizamos cerca de dez prisões de criminosos de alta periculosidade”, afirmou.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato