Ricardo Stuckert
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a participação na Corrida e Caminhada MEC 95 anos, na Esplanada dos Ministérios
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, neste domingo, 28, de uma caminhada em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC). O evento reuniu aproximadamente 6 mil inscritos, entre funcionários, terceirizados da pasta e atletas amadores, em percursos de 3, 5 e 10 quilômetros pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Ao lado da primeira-dama Janja, Lula completou a prova de 3 km em cerca de 34 minutos, fazendo quatro paradas ao longo do trajeto. Também participaram da atividade ministros do governo e autoridades, como o chefe do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Durante o percurso, o presidente destacou a importância da educação para a soberania do país.
“Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência que é através da educação, da creche à universidade, da alfabetização ao curso de engenharia que a gente vai tornar o Brasil soberano pra nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil", declarou em vídeo gravado no evento.
Após receber a medalha simbólica entregue aos participantes, Lula dedicou a conquista aos profissionais da educação.
“Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que a gente encontrou nesse país, com praticamente 68% da população com o ensino fundamental mal concluído”, afirmou.
Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos de prisão pela tentativa de golpe e atualmente em prisão domiciliar, Lula ironizou os passeios de moto que marcaram o governo anterior.
“Gente, isso aqui é a nossa civilidade. Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores”, disse o petista.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.