PRINCIPAIS DA REGIÃO
Serviço de Verificação de Óbitos da Uncisal é habilitado no Nordeste
Edital lançado pelo Governo Federal exigiu reavaliação de todos os SVOs do país
O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) acaba de ser recredenciado e habilitado como Porte IV pelo Ministério da Saúde, consolidando sua posição como um dos principais serviços do tipo na região Nordeste. A habilitação foi formalizada por meio de edital lançado pelo Governo Federal, que exigiu a reavaliação de todos os SVOs do país, tanto os já existentes quanto os que desejavam se credenciar pela primeira vez.
A nova classificação do SVO da Uncisal o insere formalmente na Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito (RNSVO) e representa um avanço técnico e institucional relevante para o estado de Alagoas.
De acordo com os critérios estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 7.236/2025, os serviços classificados como Porte IV devem atender uma população entre 3 milhões e 5 milhões de habitantes, além de cumprir exigências rigorosas quanto à estrutura física, recursos humanos, capacidade de realização de necropsias e fornecimento de dados para o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Para o diretor administrativo do SVO/Uncisal, Jefferson Nunes, a habilitação é resultado de um trabalho contínuo de adaptação às exigências sanitárias, técnicas e epidemiológicas. “O recredenciamento mostra que atendemos aos padrões exigidos pela Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito (RNSVO), e que atuamos diante do cenário que é exigido”, explica Nunes.