ECONOMIA
FIEA conhece ações de modernização da Juceal e discute novas regras do IR
Eccontro foi conduzido pelo vice-presidente da FIEA, José da Silva Nogueira Filho
A reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), realizada na quinta-feira (30), na Casa da Indústria, destacou o compromisso do setor produtivo com a modernização do ambiente de negócios e a simplificação de processos.
O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da FIEA, José da Silva Nogueira Filho, que ressaltou a importância de reduzir entraves burocráticos. “Precisamos criar um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedor, com menos burocracia, mais digitalização e mais integração entre os órgãos públicos”, afirmou.
Na FIEA, o presidente da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), João Gabriel, detalhou a segunda fase do Projeto Redesim, que promove a integração digital entre órgãos estaduais e municipais. O objetivo é tornar o licenciamento empresarial 100% online, simplificado e acessível pelo portal Facilita Alagoas.
Entre as ações estão a criação de um balcão único digital, a automação das consultas em 101 municípios e a integração de órgãos como Vigilância Sanitária, Bombeiros, IMA e ADEAL. João Gabriel destacou que Alagoas já possui o tempo médio de abertura de empresas mais rápido do Nordeste – 11h25 –, metade da média nacional. “O foco agora é a eficiência no licenciamento, para que o empresário não precise recorrer a múltiplas secretarias para operar”, destacou.
Tributos
Ainda na pauta da reunião, o advogado tributarista da FIEA, Lucas Bentes, abordou as “Atualizações sobre o Projeto de Lei 1.087/2025 - Tributação do Imposto de Renda sobre Dividendos”. Ele explicou que o projeto cria um IRPF mínimo, com retenção de 10% sobre dividendos mensais acima de R$ 50 mil, e uma tributação anual mínima para rendas superiores a R$ 600 mil. Segundo Lucas, a proposta pode gerar impacto significativo nas empresas de capital fechado e nas pequenas e médias indústrias, exigindo atenção na gestão contábil.
Sindimóveis e Sebrae fazem entrega simbólica de diplomas
Em seguida, a reunião da FIEA contou com a entrega de diplomas aos representantes dos formandos nos cursos gratuitos de Marcenaria do SENAI Tabuleiro, realizados numa parceria entre o Sindimóveis e o Sebrae Alagoas, Fernando Gabriel e Wagner Reis. Na ocasião, o presidente do Sindimóveis, Kennedy Calheiros, ressaltou que o setor moveleiro pode gerar até 16 mil empregos diretos no estado.
Moda feita em Alagoas ganha mais um parceiro
Encerrando o encontro, o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest), Francisco Acioli, apresentou o balanço da participação de 13 marcas alagoanas no Minas Trend, e anunciou uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce).
O secretário Brivaldo Marques destacou que a moda local se fortalece quando valoriza as particularidades regionais, tornando-se mais competitiva e sustentável.



