SAÚDE

Vacina Qdenga contra dengue já disponível em clínicas do Nordeste

Período primavera/versão é o momento ideal para tomar a vacina Qdenga
Por Assessoria 03/11/2025 - 14:57
A- A+
Prostooleh/ Freepik
Criança sendo vacinada
Criança sendo vacinada

O verão de 2024/2025 foi o sexto mais quente no Brasil desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação se destacou por altas temperaturas e chuvas acima da média. Esse cenário climático, caracterizado por ondas de calor e precipitações intensas em diversas regiões do país, contribui para o aumento dos casos de dengue. Em 2025, o Brasil registrou 1.594.216 casos prováveis da doença. De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e o fim da 39ª semana epidemiológica, encerrada em 27 de setembro, 1.660 vidas perdidas foram confirmadas em decorrência da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Para o Dr. Fábio Argenta, diretor médico da Saúde Livre Vacinas, rede especialista em imunização, o melhor caminho para a proteção é a conscientização de hábitos da população e a vacinação. “A vacina não apenas reduz significativamente o risco de infecção, mas também contribui para aliviar o impacto no sistema de saúde, evitando complicações graves e hospitalizações”, explica.

A vacinação desempenha um papel crucial na criação de uma barreira coletiva contra a propagação do vírus. Além de proteger o indivíduo, ajuda a reduzir a circulação do agente infeccioso na comunidade, beneficiando especialmente grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. “Com as temperaturas elevadas e a temporada de chuvas se aproximando, este é o momento ideal para buscar a imunização. Proteger-se é um ato de cuidado consigo mesmo e com a coletividade, uma medida que salva vidas e constrói um futuro mais saudável para todos”, comenta.

A Saúde Livre Vacinas recebeu recentemente um estoque com doses de Qdenga, a leva está prevista para durar até fevereiro. O imunizante é indicado para a prevenção da dengue em pessoas de 4 a 60 anos, independentemente de terem tido a doença antes ou não. Ela protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Vale destacar que a prevenção contra a dengue vai além da vacinação. É fundamental eliminar o acúmulo de água parada em recipientes como vasos, garrafas e pneus, que podem se tornar criadouros do mosquito. Outra medida eficaz é o uso de repelentes apropriados, especialmente em áreas com alta incidência do Aedes aegypti. Optar por roupas longas e instalar telas em janelas e portas, são alternativas adicionais para aumentar a proteção.


Encontrou algum erro? Entre em contato