Igreja Católica
Arquidiocese de Maceió afasta três padres por supostos desvios de recursos
Religiosos são investigados por supostos desvios e podem ser expulsos da Arquidiocese
A Arquidiocese de Maceió anunciou nesta quarta-feira, 5, o afastamento de três religiosos suspeitos de envolvimento em irregularidades financeiras.
Segundo comunicado, foram afastados o Cônego Walfran Fonseca da Silva, o Cônego João José de Santana Neto e o Padre Edvan Bernardino da Silva
Ainda de acordo com nota oficial, foram instaurados Processos Administrativos Penais que podem resultar na expulsão dos envolvidos, caso as denúncias sejam comprovadas.
O Chanceler da Cúria Arquidiocesana, Cônego Valmir Galdino Paes da Silva, afirmou que os procedimentos correm em segredo de justiça e que, ao término da fase diocesana, o caso será encaminhado à Santa Sé, para decisão do Papa Leão XIV.
As apurações, além de possíveis desvios de recursos, envolvem também falhas na prestação de contas e outras irregularidades em instituições ligadas aos sacerdotes.
A Arquidiocese reforçou que o afastamento é uma medida de precaução, adotada conforme o direito canônico e em respeito à transparência e à verdade.



