ESTIAGEM
Cidade de Maravilha decreta emergência por falta de água no Sertão
Decreto Nº 054 foi assinado pelo prefeito Antônio Jorge Rodrigues na quinta
Maravilha decretou Situação de Emergência em todo o município devido à estiagem que afeta o acesso à água para consumo humano. O Decreto Nº 054 foi assinado pelo prefeito Antônio Jorge Rodrigues na quinta-feira, 6, com validade de 180 dias, após parecer da Defesa Civil que classificou o evento como nível II.
O ato autoriza agentes da Defesa Civil e autoridades a entrar em imóveis para oferecer socorro ou determinar evacuações quando houver risco. O uso de propriedades particulares poderá ocorrer para atendimento da crise, com pagamento de indenização caso aconteçam danos.
O texto permite ainda processos de desapropriação em locais de risco e dispensa licitação para contratar serviços e adquirir produtos ligados ao enfrentamento da situação, desde que os contratos não ultrapassem 12 meses. O objetivo é acelerar medidas para garantir abastecimento.
O decreto será enviado aos governos estadual e federal para pedido de apoio e recursos. A publicação ocorreu no Diário Oficial da Associação dos Municípios Alagoanos.



