Golpe da vacina

PC investiga técnica de enfermagem por vender vacina do SUS

Profissional dizia a familiares que vacina contra meningite era da rede privada; dose custava R$ 700
Por Tamara Albuquerque 14/11/2025 - 13:35
A- A+
Agência Brasil
Gravidade da Meningite Meningocócica reforça a importância da vacinação
Gravidade da Meningite Meningocócica reforça a importância da vacinação

A Polícia Civil de Alagoas iniciou processo de investigação para apurar denúncias de que uma técnica de enfermagem da rede municipal de saúde da Barra de São Miguel estava comercializando vacinas contra a meningite, produto distribuído gratuitamente pelo SUS.

A técnica cobrava até R$ 700 por dose do imunizante que, segundo a delegada Liana Franca, responsável pelo caso, ela subtraia da unidade de saúde onde trabalhava. 

A mulher convencia os clientes a efetuar a compra informando que a vacina era adquirida na rede privada, quando na verdade, tratava-se da vacina contra a meningite tipo C, distribuída à população gratuitamente nos postos municipais. “Ela aplicava a vacina tipo C dizendo que era tipo B e vendia como se fosse um produto da rede privada. É um crime contra a saúde pública”, informou a delegada.

Duas vítimas denunciaram a técnica de enfermagem à polícia. Um casal relatou que o filho, ainda bebê, recebeu um número de doses incompatível com o que é recomendado pelo Ministério da Saúde. 

A funcionária pública ainda não foi presa pelo crime e será ouvida pela polícia na próxima semana. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde da Barra de São Miguel informou que tomou conhecimento do caso no dia 5 de novembro e determinou imediatamente o afastamento cautelar da profissional. Disse, ainda que está adotando medidas administrativas cabíveis ao caso.


Encontrou algum erro? Entre em contato