MESTRADO E DOUTORADO
Ufal anula 218 diplomas de pós-graduação emitidos por instituição paraguaia
Irregularidades foram apontadas pela Polícia Federal e órgãos educacionais
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anulou o reconhecimento de 218 diplomas de mestrado e doutorado expedidos pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales do Paraguai (FICS). A decisão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação foi publicada nesta terça-feira, 25, no Diário Oficial da União.
De acordo com o documento, análises técnica e documental identificaram irregularidades que comprometem a autenticidade dos diplomas apresentados para reconhecimento pela universidade.
O cancelamento considera um ofício da Polícia Federal enviado à Coordenadoria de Pós-Graduação da Ufal, solicitando esclarecimentos sobre os reconhecimentos efetuados. A PF informou que a instituição estrangeira atua sem autorização no Brasil e não possui registro nos órgãos oficiais do Paraguai, como o Ministério da Educação e Ciências (MEC-PY), o Conselho Nacional de Educação Superior (CONES) e a Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Educação Superior (ANEAES).
A portaria da Ufal aponta ainda que documentos do MEC-PY, do CONES e da ANEAES indicam que a faculdade está irregular desde 2013 e não tem autorização para ofertar cursos, exceto licenciatura e mestrado em Relações Internacionais. Com isso, quaisquer títulos emitidos pela FICS foram declarados nulos e sem valor oficial.



