PAGAMENTO

Sindicato dos Advogados atua em Brasília por honorários do INSS

Diretoria do Sindicato dos Advogados esteve pela segunda vez com o senador Renan Calheiros
Por Assessoria 09/12/2025 - 10:00
A- A+
Assessoria
Sindicatos dos Advogados atua em Brasília para garantir pagamentos de honorários pelo INSS
Sindicatos dos Advogados atua em Brasília para garantir pagamentos de honorários pelo INSS

Em mais um avanço para garantir direitos da advocacia, o Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de Alagoas (Sindav/AL), por meio da diretoria, foi até o Senado Federal, em Brasília, para uma reunião com o senador Renan Calheiros (MDB). A pauta foi o Projeto de Lei Nº 4.830/2020, que trata sobre a retenção dos honorários advocatícios em processo administrativo junto ao INSS.

A diretoria do Sindicato dos Advogados esteve pela segunda vez com o senador Renan, em junho e agora em dezembro, pedindo apoio para que o PL fosse colocado em votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. Nesse novo encontro, o presidente do Sindav/AL, Elias Ferreira, junto ao diretor financeiro, Flávio Farias, e o secretário geral, Limmerck Pacífico, tiveram a informação de que o Projeto de Lei deve ser colocado em votação nos próximos dias.

“Estamos trabalhando em parceria com o senador Fabiano Contarato, que é o relator da matéria na CAS. E vou me dedicar para que a tramitação dessa pauta aconteça o mais rápido possível para conseguir a aprovação desse Projeto de Lei, que é tão importante para a advocacia, principalmente, para os advogados previdenciários”, afirmou o senador Renan Calheiros.

Segundo Elias Ferreira, presidente do Sindav/AL, o projeto de lei fará uma alteração no artigo 115 da Lei nº 8.213, garantindo que os advogados e advogadas recebam os honorários dos processos administrativos que não são repassados e ficam retidos no INSS. “Essa é uma pauta necessária, e que irá beneficiar milhares de advogados em todo o Brasil. Estamos empenhados em conseguir essa conquista para a advocacia, juntamente com os senadores Renan Calheiros e Fabiano Contarato, que estão sempre de portas abertas para receber e ouvir as demandas da nossa categoria”, disse.

Salas sensoriais

Ainda em Brasília, a comitiva do Sindav/AL também protocolou ofícios no Senado e na Câmara Federal, para a implantação de salas sensoriais para pessoas neurodivergentes nas agências do INSS de todo o Brasil. O projeto foi apresentado ao senador Renan Calheiros e ao deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB/AL).


Encontrou algum erro? Entre em contato