Arapiraca
Hospital de referência para emergência no Agreste funciona sem tomógrafo
Equipamento quebrado obriga pacientes a deixar o hospital e fazer exame em Palmeira dos Índios
Durante o feriadão de Natal, compreendido entre os dias 25 e 28 de dezembro, os profissionais de plantão no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, acolheram 810 pessoas. O balanço foi divulgado na segunda-feira,28, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), baseado na plataforma GestHosp.
Do total de pessoas atendidas no período, 200 deram entrada no HEA por causa de acidentes de trânsito, sendo 143 delas devido a acidentes envolvendo motocicletas. Entre as outras causas de acidente estão 11 por bicicleta, três por acidente de carro, cinco por atropelamento, outras cinco por capotamento e 33 por colisão.
O hospital é referência para casos de urgência e emergência na região. O paciente vítima de acidentes de trânsito são a maioria que busca assistência no HEA, assim como ocorre com o Hospital Geral do Estado, em Maceió. Porém, apesar do número expressivo de atendimentos, o Hospital de Emergência do Agreste está, mais uma vez, funcionando sem um dos principais equipamentos de imagem para esclarecer diagnóstico, avaliar traumas e guiar tratamentos: o tomógrafo.
Funcionários denunciam que o equipamento está quebrado e que esse problema sério, que pode impactar no salvamento de vidas, ocorre com frequência. Os casos mais complexos que dão entrada no HEA estão sendo encaminhados, agora, para fazer as tomografias em Palmeira dos Índios. Muitos pacientes, no entanto, não têm condições para viagem, ainda que em ambulância.
Além do tomógrafo, imprescindível dentro de uma unidade que atende urgência e emergência, também não está funcionando o equipamento de raios-X móvel, que é levado até o leito do paciente impossibilitado de locomoção.
Segundo os profissionais, os atendimentos realizados sem as imagens por tomógrafos são um risco para o paciente e para o médico plantonista que necessita dessas imagens para avaliar fraturas complexas, lesões internas e hemorragias após acidentes.
A unidade hospitalar pública é referência para os moradores da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Em nota enviada ao EXTRA, o governo informa que comprou um novo tomógrafo para o HEA e que o equipamento será montado no hospital após a readequação da sala. Também informa que os pacientes estão fazendo os exames em clínicas conveniadas. Confira:
Nota de esclarecimento
O Governo de Alagoas segue investindo de forma consistente no fortalecimento da saúde pública e adquiriu um novo tomógrafo de última geração para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Moderno, tecnológico e de alta precisão, o equipamento representa um avanço significativo, ampliando a qualidade dos exames e contribuindo diretamente para um atendimento mais ágil e seguro à população.
Para viabilizar a instalação do novo equipamento, o tomógrafo atualmente em uso está sendo desmontado, possibilitando a readequação da sala que irá receber a nova estrutura.
O serviço de adaptação está em andamento e deverá ser concluído nos próximos dias. Durante esse período, os exames de tomografia dos pacientes do HEA estão sendo realizados em clínica conveniada à Secretaria de Estado da Saúde, assegurando a continuidade da assistência sem prejuízo ao atendimento.



