solidariedade

TJAL promove ações sociais voltadas para pessoas em vulnerabilidade social

Absorventes, roupas, cobertores e alimentos não perecíveis beneficiaram população
Por TJAL 05/01/2026 - 09:59
A- A+
Itaciara Albuquerque.
“Natal Solidário” presenteou 155 crianças de duas escolas públicas de Maceió, atendidas pelo PCJE
“Natal Solidário” presenteou 155 crianças de duas escolas públicas de Maceió, atendidas pelo PCJE

Em 2025, a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu diversas ações sociais em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira. Foram campanhas de arrecadação de itens essenciais como absorventes, roupas, cobertores e alimentos não perecíveis.


O presidente do TJAL, Fábio Bittencourt, reforçou que o papel do tribunal não é só decidir processos ou resolver contendas. "É primordial o Poder Judiciário mostrar também o seu lado humanitário".

Campanhas


A 3ª edição da campanha “Um Fluxo de Amor”, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), arrecadou 83.475 unidades de absorventes higiênicos. O número superou a quantidade arrecadada em 2024, que foi de 30.216 absorventes.

Em junho e julho, a campanha "Aquecendo Vidas" arrecadou 6.621 roupas e cobertores. As doações foram entregues a pessoas em situação de rua, tanto na capital como no interior do estado.

Para celebrar o Dia das Crianças, o TJAL promoveu a campanha de arrecadação de brinquedos para crianças acolhidas em instituições de todo o estado. Ao todo, foram arrecadados 2.300 brinquedos, beneficiando cerca de 400 crianças acolhidas em 33 instituições.

Com a chegada do final do ano, o Judiciário realizou a campanha “Natal Solidário”, que já está em sua 15ª edição, com cartas de 155 crianças de duas escolas públicas de Maceió, atendidas pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). As crianças receberam seus presentes em uma linda festa com apresentações, brinquedos e guloseimas.

Quase 16 toneladas de alimentos

O TJAL promoveu também a 1ª edição da campanha “Natal sem Fome”, que arrecadou cerca de dezesseis toneladas de alimentos não perecíveis. Os itens foram destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A assistente social do abrigo São Luiz, Sônia Alves, falou sobre o significado especial da ação do Poder Judiciário de Alagoas.

"As doações são muito importantes e esta foi maravilhosa para a gente porque vai abastecer a nossa despensa. E o espírito do Natal é isso, é doação, caridade. Na espera do amor de Jesus, as pessoas se tornam mais solidárias. Agradecemos à equipe do Judiciário", falou.

O "Natal sem Fome" foi promovido pelo presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, que convidou instituições públicas e privadas, magistrados, servidores e toda a sociedade para colaborarem com as doações. A campanha foi coordenada por sua esposa, Morgana Bittencourt.


Encontrou algum erro? Entre em contato