JORNADA DA INCLUSÃO

FePezalozzi/AL e MPT promovem mutirão da aprendizagem em Jaraguá

Projeto fortalece inclusão social e laboral de pessoas com deficiência e jovens em vulnerabilidade
Por Redação 24/01/2026 - 08:08
A- A+
Assessoria
Reunião da FePestalozzi/AL com o MPT
Reunião da FePestalozzi/AL com o MPT

No dia 4 de fevereiro de 2026, das 8h às 17h, o Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá (Maceió/AL), será palco do Mutirão da Aprendizagem, uma etapa estratégica do “Projeto Jornada da Inclusão”. Esta iniciativa, desenvolvida pela Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas (FePestalozzi/AL) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego-AL, representa um avanço metodológico na promoção da inclusão social e laboral em Alagoas, conectando de forma integrada candidatos qualificados, empresas comprometidas e serviços essenciais em cinco municípios alagoanos. 

Concebido como uma intervenção itinerante multidisciplinar e interinstitucional, o projeto Jornada da Inclusão adota uma abordagem estratégica, focada na transformação estrutural da realidade socioeconômica de pessoas com deficiência (PcD) e jovens em situação de vulnerabilidade. Com base em evidências científicas sobre empregabilidade e inclusão – como os dados do IBGE que indicam que apenas 23% das pessoas com deficiência estão inseridas no mercado formal –, a iniciativa transcende o assistencialismo ao estabelecer um modelo replicável de inclusão produtiva que integra três dimensões fundamentais: compliance legal (cumprimento da cota de aprendizagem), qualificação técnica (parcerias com Empresa formadoras) e transformação social (sensibilização empresarial e empoderamento comunitário).

Durante o mutirão, serão ofertadas 2.415 vagas de aprendizes para adolescentes e jovens de Maceió, Rio Largo e Marechal Deodoro, alinhadas ao Art. 429 da CLT e ao Decreto nº 9.579/2018. Esta ação não apenas cumpre obrigações legais, mas também impulsiona a profissionalização sustentável, com capacitações oferecidas por empresas formadoras e sensibilização do setor produtivo local. Parcerias com a SECDEF e outras instituições garantem uma rede robusta de apoio, incluindo saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, assegurando penetração territorial e customização local das soluções. “A Jornada da Inclusão é um chamado à ação para toda a sociedade alagoana. Nosso objetivo é não apenas levar oportunidades, mas também conscientizar sobre a importância da inclusão plena de pessoas com deficiência e de jovens em situação de vulnerabilidade. A parceria entre o MPT e a FePestalozzi/ AL fortalece o Mutirão como uma ponte entre direitos e oportunidades, promovendo trabalho decente, qualificação e dignidade”, afirma Liziane Torres, responsável legal pela FePestalozzi/AL. 

Fundada em 15 de maio de 2007, a FePestalozzi/AL, instituição sem fins lucrativos com 16 afiliadas em Alagoas, tem demonstrado, por meio de dados operacionais, um impacto mensurável: são mais de 100.000 mil atendimentos anuais ofertados a população alagoana. Os dados concretos – 2.415 vagas, 5 municípios, 16 afiliadas – demonstram a capacidade executiva da parceria FePestalozzi/ AL-MPT, enquanto a abordagem itinerante redefine o papel do terceiro setor como agente de inovação social e catalisador de políticas públicas transformadoras. Este ecossistema de oportunidades não apenas responde a demandas imediatas de empregabilidade, mas constitui um legado institucional para Alagoas – Iniciamos o mutirão em Maceió, que representa, portanto, não um evento isolado, mas o ponto de inflexão em uma trajetória de desenvolvimento inclusivo, reforçando o compromisso estratégico com uma sociedade justa e equitativa, onde a inclusão não é favor, mas direito fundamental e investimento no futuro produtivo do estado . Inclusão não é favor. 

É direito. É futuro. É produtividade estratégica para Alagoas.



Encontrou algum erro? Entre em contato