Riscos

PF em Alagoas prende em aeroporto de Maceió passageiro que fumou em avião

Proibição tornou-se padrão mundial a partir da década de 1980
Por Redação com PFAL 25/01/2026 - 13:40
A- A+
Ascom Setur
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió

A Polícia Federal em Alagoas prendeu em flagrante, neste domingo, 25, um passageiro oriundo de Ribeirão Preto/SP sob a acusação de fumar a bordo de uma aeronave comercial em pleno voo, fato que tipifica o crime de expor a perigo aeronave, previsto no art. 261 do Código Penal.



O passageiro, que tem 18 anos, havia ingerido bebida alcoólica antes do embarque. Já na aeronave, foi flagrado fumando cigarro de palha pela comissária de bordo, que viu o clarão do fogo, o forte odor e encontrou o cigarro queimado.

Em pouso no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, a Polícia Federal foi acionada para o desembarque do passageiro e providências cabíveis. Considerando que o crime tem pena máxima de 5 anos, ao final do procedimento o preso foi encaminhado ao presídio e colocado à disposição da justiça.

É totalmente proibido fumar a bordo de aeronaves comerciais, incluindo cigarros eletrônicos (vapes), independentemente da duração do voo, com restrições impostas por razões de segurança e saúde. A proibição abrange toda a cabine e os lavatórios. Violar essa regra pode resultar em penalidades, como a retirada do passageiro na próxima escala com auxílio policial. A proibição tornou-se padrão mundial a partir da década de 1980, e no Brasil, uma decisão da justiça federal reforçou a norma em 1998.


Encontrou algum erro? Entre em contato