SEM AUTORIZAÇÃO
Apreensões de medicamentos para emagrecer aumentam no aeroporto de Maceió
Produtos foram trazidos ao país em desacordo com as normas sanitárias e aduaneiras
A Polícia Federal registrou aumento nas tentativas de entrada irregular de medicamentos para emagrecer em Alagoas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 4, e se refere a ocorrências identificadas no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
De acordo com a Polícia Federal, entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, o posto de migração e policiamento aeroportuário contabilizou 11 ocorrências que demandaram intervenção policial.
Parte dos registros está relacionada à introdução de medicamentos de procedência estrangeira sem registro ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os produtos foram trazidos ao país em desacordo com as normas sanitárias e aduaneiras.
As condutas apuradas se enquadram, em tese, nos crimes de contrabando e descaminho, previstos no Código Penal. Também houve registros de ocorrências associadas ao crime de desacato a servidor público no exercício da função.
Em todos os casos, foram adotadas medidas legais, com lavratura de autos de prisão em flagrante ou abertura de inquéritos. As ações resultaram na apreensão de medicamentos transportados sem prescrição e sem registro sanitário, retirados de circulação.



