vandalismo

Escultura “Boi Bumbá” é vandalizada e queimada na Avenida da Paz

Obra do mestre João das Alagoas integra circuito de valorização da arte popular
Por Redação 19/02/2026 - 07:37
A- A+
Divulgação
Escultura ‘Boi Bumbá’ foi queimada
Escultura ‘Boi Bumbá’ foi queimada

A escultura “Boi Bumbá”, do mestre artesão João das Alagoas, localizada na praia da Avenida da Paz, em Maceió, foi vandalizada nesta semana. Imagens que circulam nas redes sociais mostram parte da obra queimada.

A peça faz parte do Circuito Alagoas Feita à Mão, que reúne esculturas monumentais voltadas à valorização da arte popular, como “O Beijo da Mestra Irinéia”, na Lagoa da Anta, e a réplica do “Leão”, do mestre André da Marinheira, na Avenida Assis Chateaubriand.

Com cerca de seis metros de altura, as esculturas são produzidas em isopor naval e fibra de vidro, materiais escolhidos pela resistência às condições do litoral, e têm como objetivo divulgar o trabalho dos mestres artesãos alagoanos.

João Carlos da Silva Freitas, conhecido como João das Alagoas, nasceu em Capela e é Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2011. Reconhecido nacionalmente, é especialista em cerâmica, lapinhas e brinquedos tradicionais, tendo o boi-bumbá como uma de suas principais marcas.

O ato é caracterizado como dano ao patrimônio, tipificado no Código Penal, e pode ser enquadrado também como crime contra o patrimônio cultural, por se tratar de obra ligada ao Patrimônio Vivo de Alagoas, o que pode resultar em penalidades mais severas aos responsáveis.


Encontrou algum erro? Entre em contato