TECNOLOGIA
Receita Federal vai regularizar CPF pela internet para liberar auxílio

Na última quinta-feira, 9, a Receita Federal anunciou que vai regularizar automaticamente os CPFs suspensos devido a pendências eleitorais. O objetivo é facilitar o atendimento às pessoas que não estão conseguindo fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial do governo por problemas em relação ao documento.
O procedimento de regularização do CPF com pendências eleitorais normalmente é feito nos cartórios eleitorais, mas devido à pandemia, eles se encontram atualmente fechados, impedindo o atendimento. Desta forma, a Receita está fazendo o processamento dos documentos em caráter excepcional.
Esta regularização automática feita pelo órgão vale apenas para quem teve o documento suspenso por não ter votado nem feito a justificativa eleitoral, acarretando em punição.
Para os outros casos de suspensão, como pendências por causa da declaração do Imposto de Renda, cadastro incorreto ou fraude, é preciso procurar a Receita.
Uma maneira de saber se o documento está em situação regular é fazendo a consulta no site da Receita Federal — basta informar o número do CPF e a data de nascimento. Outra possibilidade é tentar efetuar a inscrição na página do auxílio emergencial, para verificar se há alguma irregularidade no seu documento.
Como regularizar o CPF
Se o problema com o seu CPF não for relativo à Justiça Eleitoral, será necessário procurar a Receita. A regularização pode ser feita pela internet, de graça, por formulário eletrônico ou via chat.