CONVOCAÇÃO
Concurso PF: excedentes podem ser chamados

O Ministério da Justiça já recebeu pedido formal da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) para convocação de aprovados excedentes do último certame. O edital do concurso PF ofereceu 1.500 vagas, sendo já confirmada a segunda turma com 500 excedentes. Com a aprovação, existe uma previsão de convocação, por parte do Governo Federal, de 500 excedentes ao longo de 2022.
As emendas 12 e 13 eram duas das barreiras que dificultavam a convocação de todos os aprovados nos certames. Como as emendas ao Orçamento de 2022 foram aprovadas com unanimidade pelos deputados, que votaram pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para as emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, mais candidatos podem ser chamados. Assim, cresce a expectativa da convocação da terceira turma de aprovados no concurso PRF assim como na PF.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) tramita no Congresso Nacional desde o dia 31 de agosto e além das possíveis nomeações referentes ao último concurso da PF, prevê oportunidade para diversas áreas. O texto terá que passar pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização para depois ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o que precisa ocorrer até o dia 22 de dezembro.
Neste contexto, existe a possibilidade de que as polícias nas mais diversas esferas sejam contempladas, dentre elas, as Polícias Militar e Civil e Bombeiros.
O concurso
O concurso oferece 1.500 vagas distribuídas para os cargos de escrivão, agente, delegado e papiloscopista. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é a banca organizadora. Os salários variam de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74 e podem ser concorridos por candidatos com nível superior em qualquer área de formação (exceto o posto de delegado, que exige graduação em direito).