SAÚDE

Faturamento dos genéricos já se aproxima de R$ 40 bilhões

Por Panorama Farmacêutico 23/05/2022 - 08:49
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Divulgação
Faturamento dos genéricos já se aproxima de R$ 40 bilhões
Faturamento dos genéricos já se aproxima de R$ 40 bilhões

O faturamento dos genéricos nos últimos 12 meses até março de 2022 ratifica o marco que essa categoria de medicamentos representa para o acesso à saúde no país. Em valores, o setor já movimenta R$ 39,6 bilhões, crescimento de 15,17%.

O número de unidades de medicamentos genéricos comercializados no Brasil cresceu 6,55%, segundo a PróGenéricos, com base em dados da IQVIA. Foram 1,7 bilhão de unidades vendidas no varejo farmacêutico do país, 107 milhões de unidades a mais que o verificado no ano anterior.

“Os genéricos ocupam 40% do mercado em unidades e vêm sendo o motor de crescimento da indústria”, afirma a presidente executiva Telma Salles. Segundo ela, o rigor regulatório que garante a qualidade desses medicamentos demandou investimentos superiores a R$ 1,5 bilhão nos últimos dez anos, envolvendo ampliação e construção de unidades fabris.

A pandemia da Covid-19 provou ser um impulsionador do mercado de genéricos no ano passado. A crise econômica e a queda da renda da população fez aumentar a demanda por substitutos mais baratos de medicamentos. Segundo a IQVIA, a categoria responde por 35% das vendas em unidades no conjunto do mercado farmacêutico brasileiro. O setor revela que:
60% dos genéricos são mais baratos que os medicamentos de referência nas farmácias
79% dos consumidores compram ou já compraram medicamentos genéricos
33% dos medicamentos prescritos no Brasil são genéricos
85% dos medicamentos do Farmácia Popular são genéricos

Já a pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil, realizado pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) em parceria com a Unicamp, revelou uma queda na cesta de produtos adquiridos pelos consumidores e, consequentemente, diminuição do ticket médio de vendas. 

“Uma novidade na atual edição da pesquisa é que foi avaliado o grau de confiança dos entrevistados nos produtos genéricos. Com isso se observou que esse tipo de produto já caiu na preferência dos entrevistados, sendo que somente 3,3% afirmaram ter um nível de confiança ainda baixo”, aponta o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

De acordo com dados da Abrafarma, referentes ao primeiro trimestre deste ano, o volume de comercialização desse tipo de medicamento contabilizou R$ 5,79 bilhões, crescimento de 14,3% em relação ao mesmo período de 2021, que foi de R$ 5,07 bilhões. “Os genéricos respondem por cerca de 17% da receita com remédio no grande varejo farmacêutico brasileiro. Desde sua implementação, despontam como importantes estímulos para ampliar a adesão aos tratamentos. É uma categoria consistente e consolidada, que harmoniza preço e qualidade”, comenta o CEO da entidade, Sérgio Mena Barreto.



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