EDUCAÇÃO

Brasileiro lê pouco: confira dicas para criar o hábito ou ler mais

Por Assessoria 02/09/2022 - 16:53
A- A+
Divulgação
Leitura é muito importante para o desenvolvimento intelectual
Leitura é muito importante para o desenvolvimento intelectual

Quantos livros você lê por mês, ou por ano? Segundo a pesquisa "Retratos da leitura no Brasil", só pouco mais da metade dos brasileiros têm o hábito de ler: 52%, o equivalente a cerca de 100,1 milhões de pessoas. Nós lemos pouco: o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano (2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros), e os campeões de leitura são títulos religiosos, como a Bíblia, a obra mais lida.

Em comparação, a Índia é considerada o país que mais lê no planeta. Por lá, os indianos dedicam uma média de 10 horas por dia semanalmente. Com tantas distrações e obrigações que temos no cotidiano, como redes sociais, atividades físicas e os afazeres do lar, acaba sendo difícil encaixar na rotina um tempo para a leitura. Mas apesar de não termos tanto o hábito de ler, essa prática é muito benéfica para a mente e para o corpo.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, indivíduos foram analisados enquanto liam e o experimento demonstrou a redução de até 68% nos níveis de estresse, diminuindo a frequência cardíaca e a tensão dos músculos durante a atividade.

Na opinião da coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras, Gabriela Leite, o hábito da leitura é o exercício da mente, assim como o esporte é para o corpo.

“A leitura aumenta o nosso repertório para a escrita, fala e argumentação; refletindo positivamente em diversas áreas da vida, de relacionamentos a trabalho. Além disso, a leitura possibilita conhecer novas culturas e histórias, despertando a curiosidade, a criatividade e novas ideias e planos pessoais e profissionais”, diz Gabriela.

A seguir, a coordenadora elenca dicas para que você introduza esse hábito em sua rotina.

Encontre o melhor formato e forma para a leitura


Em qual formato você prefere ler? Tem gente que não abre mão do livro em papel, com aquele cheirinho de novo. Outras pessoas preferem os e-readers, aparelhos desenvolvidos especialmente para ler, diferente de celulares e tablets, que possuem outros aplicativos instalados e podem distrair o leitor com notificações e avisos.

Como a vida cotidiana geralmente é bastante corrida, procure identificar na sua rotina qual é o melhor momento para encaixar a leitura: no transporte público, depois do almoço, antes de dormir...

Comece pelo começo


Não tem o hábito da leitura? Para que você desenvolva o gosto por ler, não adianta começar lendo uma obra clássica, muito longa, ou ainda uma série de livros. Que tal começar por contos, que são histórias curtas e mais fáceis de ler, e depois ir avançando e desbravando outras obras?

Não torne a leitura uma obrigação


As atividades que são impostas geralmente tendem a nos fazer desistir delas no meio do percurso. Com a leitura não é diferente, esse hábito precisa ser prazeroso.

Por isso, tente não se cobrar tanto. Ler 15 minutos por dia é melhor do que não ler nada. Demorar três meses para terminar um livro é melhor do que abandonar a leitura pela metade.

Leia aquilo que te interessa, mas também leia coisas novas

A gente costuma ter as nossas preferências - ler sempre o mesmo gênero, assunto ou o mesmo autor, por exemplo - o que é normal e ajuda a manter um ritmo e o interesse pela leitura.

Mas também é interessante variar os títulos, buscando novas leituras. Que tal investir em autores estrangeiros, autores e autoras negras, e temas com os quais você não tenha intimidade ou interesse, a princípio? Uma boa descoberta e novos horizontes podem surgir!

Mas se você começou a ler um título “que está todo mundo lendo” e não gostou muito, está tudo bem também deixar o livro pela metade; não force leituras que não estão te estimulando.

Incentive o hábito da leitura em crianças


A especialista afirma que é muito importante desenvolver o hábito da leitura nas crianças. “Pais, responsáveis, parentes e amigos devem incentivar que os pequenos leiam desde a infância, presenteando as crianças com livros. Esse hábito com certeza vai fazer daquele indivíduo um leitor na idade adulta”, finaliza a coordenadora.


Encontrou algum erro? Entre em contato