EM ANGRA DOS REIS

Bolsonaro é alvo da PF e tem 24 horas para entregar passaporte

PF investiga uma organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado
Por Redação 08/02/2024 - 08:21
Atualização: 08/02/2024 - 11:37
A- A+
Agência Brasil
Bolsonaro terá que entregar o passaporte
Bolsonaro terá que entregar o passaporte

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação nesta quinta-feira, 8, visando investigar uma tentativa de golpe de Estado, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos alvos principais.

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a PF realizou buscas na residência de Bolsonaro, em Angra dos Reis, e apreendeu celulares de seus assessores. Além disso, um mandado exige que Bolsonaro entregue seu passaporte, com prazo de 24 horas para cumprimento.

relacionadas_esquerda

A Operação Tempus Veritatis, como foi denominada pela PF, investiga uma organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado e na abolição do Estado Democrático de Direito, visando manter Bolsonaro no poder para obter vantagens políticas. Ao todo, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares em diversos estados do país.

Entre os alvos dos mandados de prisão estão o ex-assessor especial do presidente Filipe Martins e o coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Também foram alvo de buscas os generais Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o ex-ministro da Defesa Anderson Torres e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

As investigações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a narrativa de fraude nas eleições presidenciais de 2022, visando viabilizar uma intervenção militar. A PF também destaca que houve uma prática de atos para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais.

O Exército Brasileiro está acompanhando o cumprimento de alguns mandados em apoio à Polícia Federal. As acusações envolvem crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, segundo a nota oficial da PF.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato