8 DE JANEIRO
Veja quem são os aliados de Bolsonaro alvos da operação da PF
Mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal
Nesta quinta-feira, 8, a Polícia Federal lançou uma operação para investigar uma suposta organização criminosa ligada a uma tentativa de golpe de Estado visando manter Jair Bolsonaro no poder. Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão, além do próprio ex-presidente, estão Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres e Valdemar Costa Neto.relacionadas_esquerda
Também são alvos de busca Almir Garnier e Tercio Arnaud, enquanto Rafael Martins de Oliveira, Filipe Garcia Martins e Marcelo Costa Camara estão entre os alvos dos mandados de prisão. Ao todo, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão.
Os mandados, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, abrangem vários estados do país. Segundo a PF, a investigação indica que o grupo planejava fraudar as Eleições Presidenciais de 2022 para legitimar uma intervenção militar, atuando também em ações de desinformação.
Os suspeitos são acusados de disseminar a narrativa de fraude eleitoral desde 2019, além de praticar atos para sustentar um golpe de Estado, envolvendo militares com conhecimentos em táticas de forças especiais. O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados em apoio à PF.
A PF informou que os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. A operação marca mais um capítulo tenso na política brasileira, com desdobramentos significativos para o futuro do país.
Publicidade