895 VAGAS

Concurso IBGE terá chamada imediata de aprovados

Proposta do instituto é para que os aprovados nas 895 vagas sejam chamados juntos
Por Com Folhaqconcursos 14/02/2024 - 13:07

ACESSIBILIDADE

IBGE
Bruno Malheiros
Bruno Malheiros

O concurso IBGE tem 895 vagas abertas para ingresso de novos servidores em caráter efetivo. A seleção dos candidatos é feita pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Em entrevista à Folha Dirigida, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros falou sobre a previsão de chamada dos aprovados, deu detalhes sobre as vagas, cargos, lotação, salários, benefícios, chamadas dos aprovados e excedentes.

O último concurso IBGE para servidores efetivos foi realizado em 2016. “De lá pra cá, a gente teve mais de 2 mil aposentadorias, ou seja, a gente perdeu uma parcela significativa da nossa força de trabalho e essas pessoas que vão chegar agora vão nos ajudar a levar o IBGE para frente”, disse Bruno Malheiros.

A oferta para o IBGE está distribuída em diferentes blocos temáticos do Concurso Unificado, que representam as áreas de Políticas Públicas brasileiras. Há 300 vagas de nível médio, por exemplo, no bloco 8, de nível intermediário. As 595 vagas demais são para cargos de nível superior e estão agrupadas em outros blocos temáticos (apenas o bloco 4 não tem oportunidades para o IBGE).

Ao fazerem a escolha, olhem se os cargos têm os requisitos compatíveis com a sua formação e também as atribuições de cada vaga. O resultado final do Concurso Unificado está previsto para ser divulgado em julho. Questionado sobre quando o IBGE deseja começar a convocação dos aprovados, o coordenador de RH respondeu que "imediatamente".

A proposta do instituto é para que os aprovados nas 895 vagas sejam chamados juntos. O coordenador de RH também confirmou que o IBGE fará um pedido para a chamada de 25% de excedentes, previsto na legislação.


Encontrou algum erro? Entre em contato