ECONOMIA
Febraban inicia mutirão para renegociação de dívidas com bancos
Pode negociar até 15 de abril quem tiver dívidas em atraso com bancos e financeiras
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) inicia nesta 6ª feira, 15, um mutirão para os consumidores renegociarem as dívidas em atraso com boa parte dos bancos do país. Intitulado “Mutirão de Negociação e Orientação Financeira”, o programa conta com a parceria do Banco Central, da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e dos Procons. A campanha segue até o dia 15 de abril.
Podem negociar no Mutirão 2024 pessoas que tiverem dívidas em atraso com bancos e financeiras, desde que essas dívidas não estejam atreladas a bens dados em garantia ou prescritas.
“Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, que estejam em atraso, não possuam bens dados em garantia ou estejam prescritas. Os bancos estão empenhados em oferecer benefícios para seus clientes saldarem essas dívidas em condições melhores do que aquelas já existentes no contrato”, diz a associação em comunicado.
Não poderão ser negociadas no Mutirão:
Dívidas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis, por exemplo)
Dívidas prescritas
Contratos que estejam com as parcelas em dia.
Para fazer a renegociação, o consumidor pode falar diretamente com a instituição financeira em que a dívida foi contraída, ou acessar o portal do governo consumidor.gov.br (opção disponível para as pessoas com conta Prata ou Ouro).
Publicidade