POLÍTICA
Lula toma as rédeas e assume articulação junto ao Congresso em 2025
Presidente conversará pessoalmente com parlamentares para fazer avançar propostasO presidente Lula (PT) sinalizou a aliados que quer participar pessoalmente da articulação da pauta governista no primeiro semestre de 2025, informa o jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil. Lula deve atuar diretamente nas conversas com deputados e senadores sobre pautas que são prioridades do governo, como a PEC da Segurança Pública e a reforma tributária sobre a renda.
Em fevereiro, o presidente já planeja uma reunião com os líderes partidários, que serão definidos no começo deste ano, para apresentar e defender especificamente essas medidas. O governo já prepara materiais publicitários para esclarecer essas propostas.
A PEC da Segurança Pública propõe mudanças nas atribuições das forças policiais e o aumento da atuação do governo federal no enfrentamento de organizações criminosas. Já a reforma tributária sobre renda inclui as propostas de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação de rendimentos superiores a R$50 mil. Aliados aconselham Lula a focar na pauta doméstica ao longo deste ano, antes das eleições presidenciais de 2026.