Meio Ambiente
Tragédias naturais expõem falhas na infraestrutura brasileira
Enchentes e deslizamentos reforçam a urgência de planejamento e obras
Um ano cheio de muitos acidentes e com a fúria da natureza, tão castigada pelo homem, desperta todos os dias a atenção de especialistas e lembra nossa fragilidade.
"Foi um ano de muitas perdas e no qual os avisos claros da natureza nem foram recados, foram memorandos formais. O que aconteceu no Rio Grande do Sul em maio e o que muitas famílias ainda vivem morando em abrigos é inaceitável. Especialmente pelos muitos anos de obras de infraestrutura por serem feitas. Em outro artigo lembrei que há décadas separavam obras de infraestrutura do local dos dias de hoje, disse a especialista em Sustentabilidade e CEO da Henvix Ambiental, Victoria Rizo. A especialista fala de algo que realmente precisa ser revisto, as chuvas em São Paulo recentemente nos mostraram isso claramente e essa semana em Pernambuco, não foi diferente
"Além de obras, os planos de contingência de cidades são importantes e devem existir em uma segunda parte dos planejamentos, que devem priorizar o cumprimento da legislação ambiental, orientado por profissionais e em especial o planejamento urbano e de pequenas cidades, destruídas em situações como vimos este ano. Algo sem igual, sem dúvidas. No entanto, todo ano acontecem enchentes, mortes, quedas de barreiras e problemas com barragens são iminentes e de vez em quando há um sinal de alerta", destaca ela.
Os planos diretores de cidades, são um espécie de regimento municipal que orienta as ações para que se desenvolva e mantenha uma cidade, considerando aspectos como o meio ambiente, a infraestrutura, a habitação e o transporte. Se virar cultura a questão de priorizar as vidas humanas por meio do trabalho responsável e sustentável, teremos um pouco mais de tranquilidade, mas levaremos anos para alcançar uma boa infraestrutura no país. Falo como cidadã, por ter visto tantos problemas ao longo do tempo. E tão diferentes e graves.
Recentemente, mesmo depois de anos, foi encontrado mais um corpo nas proximidades da barragem rompida em Brumadinho, há seis anos. Segundo a especialista as barragens precisam de controle e "nas grandes cidades é necessário um excelente planejamento urbano, com apoio, orientação de profissionais e execução de obras com responsabilidade, e no geral, em locais como o Acre e o Rio Grande do Sul, onde já vimos o quão danosa pode ser a cheia dos rios, infraestrutura de todos os lados". Com obras, planos de contingência e especialmente e primordialmente, ações sociais que possam dar casas e dignidade às famílias, ainda desabrigadas. Que tenhamos um 2025 mais justo, menos doloroso e mais digno.