Despedida
Papa Francisco será sepultado fora do Vaticano neste sábado
Funeral reúne 50 chefes de Estado; túmulo será aberto para visitação no domingo
O funeral do papa Francisco, que será realizado neste sábado, 26, vai reunir 50 chefes de Estado e 10 representantes da realeza no Vaticano. A Santa Sé anunciou que 130 delegações estrangeiras confirmaram presença. O funeral acontecerá às 10h, no horário local (5h de Brasília), com forte esquema de segurança.
Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, sendo o primeiro em cerca de 100 anos a ser sepultado fora do Vaticano. O Vaticano também anunciou que um grupo de pobres e necessitados estará presente nos degraus que levam à Basílica papal de Santa Maria Maggiore para prestar a última homenagem ao papa Francisco antes da sepultura do caixão.
O comunicado da Santa Sé reforça que “os pobres ocupam um lugar privilegiado no coração de Deus” e de Francisco.
Cerimônia
O velório do papa Francisco será encerrado nesta sexta-feira,25. Entre os chefes de estado, estarão presentes à cerimônia Javier Milei, presidente da Argentina, país onde nasceu o papa, Lula e Donald Trump. O presidente Milei, em sua manifestação sobre a morte do papa, chegou a mencionar as diferenças ideológicas entre os dois.
Em uma publicação nas redes sociais, Milei afirmou que “apesar de diferenças que hoje parecem menores, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como Presidente, como argentino e, fundamentalmente, como um homem de fé, despeço-me do Santo Padre e me solidarizo com todos que hoje recebem essa triste notícia”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve uma relação próxima com Francisco, embarcou às 22h da quinta-feira,24, para Roma. Representantes dos Três Poderes estão na comitiva de Lula: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou ida à despedida do papa Francisco. Trump embarca nesta sexta-feira para Roma, ao lado da esposa e primeira-dama Melania Trump. Dos líderes europeus, comparecerão o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O príncipe William, do Reino Unido, vai representar o pai, rei Charles 3º.
Cortejo
Após o funeral na Basílica de São Pedro, o cortejo fúnebre do Papa Francisco percorrerá cerca de 6 km até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado. Segundo fontes das forças de segurança, o trajeto definitivo ainda está sendo ajustado, mas deverá passar por marcos históricos como a Piazza Venezia, os Fóruns Imperiais e o Coliseu, seguindo depois pela Via Labicana e Via Merulana.
Túmulo
O Vaticano divulgou na quinta-feira,24, uma imagem mostrando como será o túmulo do papa Francisco na Igreja de Santa Maria Maior, em Roma. Em comunicado, a Santa Sé declarou que a tumba foi feita em mármore de origem lígure. Ela terá apenas a inscrição “Franciscus”, como desejava o Pontífice, e a reprodução de sua cruz peitoral. A tumba está situada perto do altar de São Francisco. O túmulo estará aberto à visitação pública no domingo, 27.