no domingo de Páscoa

Papa Francisco pediu paz na Ucrânia e cessar-fogo imediato em Gaza

Na mesma manhã, o papa recebeu em audiência privada o vice-presidente dos EUA
Por Redação 21/04/2025 - 08:29
A- A+
Divulgação
Papa Francisco
Papa Francisco

Na manhã de domingo de Páscoa, 20, o papa Francisco fez sua última aparição pública ao conceder a tradicional bênção Urbi et Orbi, da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o pontífice desejou “boa Páscoa” e fez apelos por paz na Ucrânia, além de um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

"Queridos irmãos e irmãs, boa Páscoa", disse o papa, sob aplausos da multidão. Em sua mensagem, ele também pediu a libertação de prisioneiros de guerra e presos políticos. O Vaticano classificou a situação humanitária em Gaza como “dramática”.

A bênção Urbi et Orbi, uma das mais solenes da Igreja Católica, é concedida em datas marcantes como o Natal, a Páscoa e a eleição de um novo papa. A missa pascal foi celebrada por um assistente, mas Francisco fez questão de aparecer no encerramento e ainda surpreendeu os fiéis com um passeio em papamóvel aberto pela praça.

Na mesma manhã, o papa recebeu em audiência privada o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance. Segundo o Vaticano, o encontro foi breve e serviu apenas para a troca de votos pascais. Vance, aliado do ex-presidente Donald Trump, já esteve em desacordo com o pontífice em questões como a política migratória norte-americana e os cortes em programas de ajuda internacional, alvos de críticas do Vaticano.

Poucas horas após essa aparição, o mundo receberia a notícia de sua morte. O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira, 21, que o papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu às 7h35 (horário de Roma), aos 88 anos. Ele enfrentava um quadro de saúde debilitado e vinha se recuperando de uma grave infecção respiratória. A causa oficial da morte não foi divulgada.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato